sábado, 26 de março de 2016

Bacalhoada da família

Tempo de preparo: 2 horas
5 porções

Ingredientes:

1,2 kg de bacalhau do Porto
5 batatas médias
4 cebolas médias
3 pimentões coloridos pequenos cortados em anéis grossos
2 ovos cozidos
50 g de azeitonas portuguesas
500 mL de azeite de oliva
Cheiro verde picado

Cortar o bacalhau em pedaços grandes, lavar em água corrente. Deixá-lo de molho em uma vasilha com água tampada na geladeira, por 24 a 48 horas, trocando a água várias vezes (5 vezes). Ferver 3L de água e aferventar rapidamente (2 minutos) o bacalhau. Reservar um pouco da água de fervura. Eliminar pele e espinhos do bacalhau, mantendo lascas ou pedaços grandes. Descascar as batatas e cortá-las em pedaços grandes (4 partes) e aferventá-las por 5 minutos na água reservada de fervura do bacalhau. Descascar as cebolas e cortá-las em 4 partes no sentido longitudinal. Forrar um pirex grande (tipo lazanheira) com um pouco de azeite. Dispor as camadas de batata, cebola, bacalhau, azeitonas, cheiro verde e regar com azeite. Repetir as camadas. Acrescentar os anéis de pimentão, regar com o azeite restante e cobrir o pirex com papel de alumínio. Levar ao forno médio pré-aquecido por uma hora. Depois de meia, hora abaixar um pouco a temperatura do forno.  Enfeitar com os ovos cozidos antes de servir com arroz branco.

Observações: a receita básica era da minha sogra, mas introduzi modificações a partir das recomendações da minha mãe (aumentar a quantidade de azeite, eliminar os tomates e preparar no forno e não na panela) e da ideia do meu irmão Junior de usar os pimentões coloridos em anéis!


Antepasto de berinjela e abobrinha da Mari

Tempo de preparo: uma hora e 15 minutos
6 porções

1 berinjela média cortada em quadrados
1 abobrinha italiana média cortada em quadrados
1 cebola média cortada em quadrados
Pedaços de pimentões coloridos (opcional)
1/2 xícara de chá de azeite
1/2 xícara de café de vinagre
um punhado de passas brancas
orégano
sal a gosto
pimenta do reino moída (opcional)

Preparo:

Numa assadeira acomodar os legumes cortados e as passas e temperar com vinagre, sal e orégano. Regar com metade do azeite e reservar o restante. Cobrir a assadeira com papel alumínio e levar ao forno médio por uma hora. A cada 15 minutos retirar a assadeira do forno e mexer tudo com uma espátula de silicone, acrescentando um pouco de azeite. Acondicionar em uma tigela  de vidro com tampa e levar à geladeira. Servir acompanhado de salada verde ou sobre pão ou torrada.




Macarrão ao molho bechamel da Cida

Tempo de preparo: 40 minutos
4 porções

Ingredientes:

300 g de macarrão (pene, parafuso ou talharim)
200 g de presunto em cubos (ou fatiado e cortado)
200 g de mussarela em cubos (ou fatiada e cortada)
100 g de queijo parmesão ralado
1 litro de leite semi-desnatado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
Sal
Noz-moscada
Pimenta do reino (opcional)
Manteiga para untar o pirex

Preparo:

Cozinhar o macarrão ao dente em 3 L de água com sal. Aquecer o leite numa caneca e reservar. Derreter a manteiga numa panela em fogo baixo e acrescentar a farinha trigo, mexendo bem. Ir acrescentando o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. O molho bechamel não pode ficar muito grosso, deve ficar ralo. Reserve a sobra de leite, porque o molho engrossa ao esfriar e vai ser preciso acrescentar mais leite. Temperar com sal, noz-moscada e pimenta a gosto. Untar um pirex com manteiga e forrar com um pouco de molho branco. Em seguida despejar a metade do macarrão cozido, do presunto, da mussarela, metade do molho da panela e polvilhar com queijo ralado. Repetir as camadas. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno médio pré-aquecido por 20 minutos. Servir com queijo ralado.




segunda-feira, 7 de março de 2016

Torta de dois limões da Ana

Tempo de preparo: uma hora
8 porções

Ingredientes para a massa (é a mesma da torta de morangos):

9 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa rasas de manteiga ou margarina
3 colheres de chá de fermento químico
1 ovo inteiro

Ingredientes para o creme:

1 embalagem de leite condensado
5 colheres de sopa de caldo de limão Taiti
2 colheres de sopa de caldo de limão Rosa
1 embalagem de creme de leite
1 colher de sopa de raspas da casca dos dois limões

Ingredientes para a cobertura de merengue:

3 claras
meia xícara de açúcar

Preparo:

Misturar todos os ingredientes da massa e amassar com as mãos até unir bem. Esticar a massa com as mãos em forma de fundo falso com 18 cm de diâmetro ligeiramente untada com manteiga ou margarina. Subir 2 dedos na beirada. Furar  em vários pontos com um garfo para não estufar. Assar em forno brando até corar ligeiramente e deixar esfriar.

Misturar bem em uma tigela todos os ingredientes do creme na ordem apresentada acima. Despejar sobre a massa assada e levar ao refrigerador por cerca de 30 minutos.

Misturar as claras com o açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo baixo por 3 minutos, mexendo vigorosamente sem parar, retire a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto para não cozinhar. Retire do fogo e bata na batedeira por cinco minutos. Cubra a torta com o merengue e asse em forno brando por 15 minutos para dourar.

Torta de morangos da vó Maria

Tempo de preparo: uma hora e meia
10 porções

Ingredientes para a massa:

9 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa rasas de manteiga ou margarina
3 colheres de chá de fermento químico
1 ovo inteiro

Ingredientes para o creme:

2 copos de leite
1 gema
2 colheres de sopa de maisena
6 colheres de sopa rasas de açúcar

Ingredientes para a cobertura:

400 g de morangos frescos lavados e sem os cabinhos
2 copos de água
6 colheres de chá de gelatina em pó vermelha sem sabor
2 colheres de sopa de açúcar

Preparo:

Misturar todos os ingredientes da massa e amassar com as mãos até unir bem. Esticar a massa com as mãos em forma de fundo falso com 20 cm de diâmetro ligeiramente untada com manteiga ou margarina. Subir 2 dedos na beirada. Furar  em vários pontos com um garfo para não estufar. Assar em forno brando até corar ligeiramente e deixar esfriar.

Numa panela pequena misturar os ingredientes do creme e levar ao fogo brando, mexendo sem parar. Quando engrossar, juntar uma colher de sopa de manteiga e deixar esfriar.

Dissolver a gelatina na água em banho-maria ou no microondas de acordo com as instruções do envelope. Deixar esfriar na geladeira até estar com a consistência de mingau.

Despejar o creme sobre a massa assada, arrumar os morangos inteiros juntos uns dos outros sobre o creme e cobrir com a gelatina com cuidado. Levar ao refrigerador.

Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena!

sexta-feira, 4 de março de 2016

Kibe de assadeira da tia Nilce

Tempo de preparo: 40 minutos
8 porções

Ingredientes:

1/2 kg de carne moída
1 xícara de trigo para kibe
1 cebola ralada
Caldo de um limão pequeno
Sal e pimenta do reino a gosto
Tempero sírio para kibe (opcional)
Um ramo de hortelã para enfeitar


Preparo:

Deixar o trigo de molho em água fria por 10 a 15 minutos. Escorrer a água e misturar a carne e os demais ingredientes ligando bem. Se quiser pode passar a massa no processador rapidamente. Unte um pirex ou assadeira com óleo e estenda a mistura. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, mas não deixe secar demais. Sirva acompanhado de salada verde e azeite.

A tia Nilce é a sogra da minha querida amiga Teka.